Língua Portuguesa no Curso de Formação Teológica

A formação teológica tem como base a reflexão e a leitura constantes. Embora ao longo da história o estudo teológico tenha basicamente sido restrito aos seminários religiosos, com critérios próprios de caráter moral, intelectual e pessoal, porém nem sempre muito confiáveis. Entretanto, com o advento da internet nas últimas décadas o ensino nas diversas áreas da teologia tem ganhado espaço, popularidade e maior acessibilidade no Brasil e ao redor do mundo. Com essa facilidade tecnológica, o ensino à distância tem se revelado uma alternativa valiosa para aqueles que desejam uma formação mais profunda na área teológica. Entretanto, embora os recursos metodológicos estejam em constante aprimoramento e renovação, o hábito de leitura e a habilidade de escrever de forma coerente e gramaticalmente correta continuam a desempenhar um papel importante e essencial no processo de aprendizagem. O presente artigo tem como objetivo principal demonstrar a importância do ensino da língua portuguesa no curso de formação teológica, bem como o enriquecimento cultural resultante do mesmo para o pregador.

Introdução

Segundo De Sabino (2008), leitura é o ato de ler. Ler implica o entendimento do que se lê e conhecer o significado das palavras lidas. Assim, praticar o ato de ler significa mais do que conhecer as letras do alfabeto, juntando-as para formar palavras. A apreensão do significado acompanha o ato de decifração dos símbolos. A palavra lida tem que ter significância para quem a lê. Caso contrário, a leitura assumirá uma forma exclusivamente mecânica, permanecendo quem lê no pântano da iliteracia funcional. Mas se o vocábulo for desconhecido, a busca do seu significado alargará o domínio do vocabulário e acrescentará conhecimento ao leitor.

Livros, principalmente a Bíblia Sagrada, jornais, revistas, gibis, até mesmo bula de remédio, não importa se por meio físico ou digital, apenas o simples ato da leitura é uma das oportunidades mais democráticas e acessíveis de desenvolvimento pessoal, espiritual e profissional. Por meio dela é possível se desligar do mundo real, ultrapassar as fronteiras da imaginação e descobrir novos universos sem sequer sair do lugar.

Dedicar um tempo para ler é um processo que permite a expansão de si mesmo, criando a abertura para infinitas possibilidades, além da oportunidade de se trilhar o caminho para o despertar do pleno potencial. Um leitor assíduo tem mais chances de absorver conhecimento, o que contribui para seu constante crescimento cultural em vários sentidos.

Por outro lado, salvo raras exceções, para o aluno de todas as áreas de estudo a gramática é uma das matérias menos atrativas do currículo escolar. Na verdade, acredita-se que o estudo e aprendizado da gramática não seja tão importante quanto parece ser, considerando que a fala muda constantemente no ato de se comunicar. Entretanto, é necessário que haja uma ordem para essa fala acontecer de forma mais clara e precisa. Nesse momento entra em cena a gramática, para ajudar os falantes a se comunicarem melhor e de forma mais ordenada.

Cumpre mencionar que as regras gramaticais têm como objetivo uniformizar a língua de um povo, possibilitando aos indivíduos se expressarem com maior clareza, transmitindo exatamente o que desejam dizer e, consequentemente, manter uma melhor comunicação.

Desta forma, no caso do aluno do curso de formação teológica, o rigor na observância das normas gramaticais é uma garantia de que suas ideias serão claramente expressas, e uma certa garantia de que serão razoavelmente compreendidas.

Conclusão

O hábito da leitura de material de bom nível e qualidade, associado ao estudo da gramática da língua portuguesa, proporcionam ao aluno de formação teológica a capacidade de ler e escrever com significância.

O pregador não precisa ser um erudito, mas não pode ser um homem de um livro só. É imprescindível ser um leitor insaciável, estar sempre atualizado e evitar erros gramaticais primários, como por exemplo: concordância verbal, pronúncia incorreta de palavras, desconhecimento do significado das palavras etc. Quanto mais preparo e conhecimento ele possuir sobre o tema abordado e o público-alvo (suas ideias, personalidade, problemas, costumes etc.) mais eficiente e eficaz será sua mensagem, porém nunca posicionando seu conhecimento acima de sua dependência do Espírito Santo.


Referências

  1. De Sabino, M. M. do C. (2008). Importância educacional da leitura e estratégias para a sua promoção. Revista Iberoamericana De Educación45(5), 1-11. https://doi.org/10.35362/rie4552028
  2. https://metodista.br/faculdade-de-teologia/materiais-de-apoio/artigos/a-arte-de-bem-dizer, acessado em 05/02/2024
  3. https://toqueimado.blogspot.com/2011/07/o-portugues-dos-nossos-pulpitos.html, acessado em 05/02/2024
  4. http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/147, acessado em 12/02/2024

Autora: Profa. Sueli C. Kretzschmar
Artigo relacionado ao módulo de Língua Portguesa do curso de Formação Teológica.